Curta de cineasta santa-mariense será exibido no Festival de Gramado - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Cinema26/08/2016 | 07h05Atualizada em 26/08/2016 | 14h02

Curta de cineasta santa-mariense será exibido no Festival de Gramado

Produção estreia na Mostra Competitiva de Curtas Gaúchos

Curta de cineasta santa-mariense será exibido no Festival de Gramado Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

O silêncio pode exercer um efeito inquietante nas mais diferentes formas. Em algumas delas, a ausência de resposta diante de um simples gesto cotidiano pode instigar até mesmo a produção de um filme. Foi o que levou o cineasta santa-mariense Luiz Alberto Cassol a rodar seu novo trabalho, Tabaré Inácio. O curta-metragem estreia hoje, durante o Festival de Gramado, dentro da Mostra Competitiva de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa.

 O documentário retrata um pouco das opiniões e rotina de trabalho de seu Inácio, porteiro há mais de três décadas em um prédio, no Centro Histórico de Porto Alegre. Morador do local há quatro anos, Cassol foi surpreendido pela falta de empatia, vista diariamente nos mais diferentes campos de trabalho. O cineasta conta que, certa noite, chegava em casa junto a um casal de moradores do edifício. Como de costume, ao ver os vizinhos chegarem, seu Inácio tratou deabrir a porta do elevador e brindar os recém-chegados com um tradicional ¿boa noite¿. A cordialidade do porteiro de 82 anos, no entanto, perdeu-se no silêncio de uma não resposta.

Documentário conta a trajetória de lutas de Nei D'Ogum no Festival de Cinema de Gramado

– Isso me tocou profundamente, porque é um pouco casa grande e senzala. O ser humano ainda acha que existem outros seres humanos que nasceram apenas para servir. Eu precisava contar a história do seu Inácio para refletir um pouco sobre essas pessoas que passam de forma invisível pelos demais – comenta Cassol.

Profundamente indignado com o que acabara de presenciar, ao entrar em casa, Cassol escreveu o argumento que, mais tarde, viria a se transformar em Tabaré Inácio. Sem contar quem era o protagonista à equipe – apenas a produtora Eluza Rafo foi informada sobre a história toda –, o diretor recebeu seus colaboradores em sua casa. Munidos de seus equipamentos, todos acreditavam que iriam para alguma locação.

Exposição comemora o Dia do Soldado em Santa Maria

Porém, o cenário era o hall de entrada do prédio onde já haviam estado outras vezes. Lá, em março deste ano, Cassol entrevistou o protagonista por algumas horas, entre a noite e a madrugada. E a conversa, que tinha inicialmente como objetivo saber sobre a profissão e como o porteiro lidava com situações como a que gerou o documentário, estendeu -se para outros âmbitos. Além de tratarem sobre política, Cassol acabou descobrindo a ancestralidade indígena do personagem, dos pais uruguaios e da relação do porteiro com o cinema.

– Quando ele era criança, seu pai tinha um cinema no interior. Mas, depois que veio morar em Porto legre, há mais de 30 anos, nunca mais foi ao cinema. Agora, ele vai poder voltar ao cinema assistindo e sendo protagonista de um filme. Isso também tem me encantado muito, relevar esse olhar daquelas pessoas que, muitas vezes, não são olhadas – revela Cassol.

Peça com Fernanda Vasconcellos e Cássio Reis é exibida neste final de semana em Santa Maria

E se foi pego de surpresa pela atitude pouco educada do tal casal, seu Inácio também acabou instigando Cassol à reflexão ao revelar que não está nem um pouco preocupado se as pessoas o cumprimentam ou não. 

– A dignidade dele é muito maior que isso – conclui o cineasta, que, pela sexta vez, exibirá uma sua obra no Festival de Gramado.

Confira o teaser do curta-metragem:


 
 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSM"Fallen" estreia no cinema de Santa Maria esta semana https://t.co/JMwktlXDzm https://t.co/s2QL3lDKpjhá 1 horaRetweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMOperação policial em defesa de mulheres vítimas de violência é deflagrada em Santa Maria https://t.co/ouuks3w7No https://t.co/1vHtqZRbdWhá 1 horaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros