Masm: telhado à vista - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Zoom20/04/2016 | 06h11

Masm: telhado à vista

Segunda licitação para reforma da cobertura do museu teve um vencedor

Masm: telhado à vista Arquivo prefeitura/Divulgação
Foto: Arquivo prefeitura / Divulgação

Amigos e frequentadores do Museu de Arte de Santa Maria (Masm) respiram aliviados desde ontem.Se a primeira licitação para a reforma da cobertura do museu não teve interessados, a segunda – cujos envelopes com propostas foram abertos ontem –, teve três.

À tarde, a Comissão Permanente de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia da prefeitura divulgou o nome da vencedora: a empresa Sumus Construções Ltda. Conforme informações da assessoria da comunicação, as outras duas concorrentes foram consideradas inabilitadas.

A Sumus propôs cobrar R$ 104.578,21 para fazer a obra, que consiste em fechar os vãos em alvenaria e fazer a cobertura em telhas de fibrocimento, além de outros itens envolvendo a cobertura, como uma camada de isolamento térmico e acústico no forro. Os recursos para as melhorias virão da própria prefeitura. O prazo de execução é de 30 dias depois de expedida a ordem de serviço.

Os danos no forro do Masm foram causados por um temporal que causou muitos danos em Santa Maria e região, em outubro do ano passado. Desde então, o prédio está coberto por uma lona. A demora de quase seis meses para o encaminhamento da obra de reparos se deve, em parte à esperança da prefeitura em receber verbas do governo federal destinadas a municípios vítimas de desastres naturais. O recurso – que também beneficiaria outros locais públicos, como Ginásio do Guarani-Atlântico – foi negado e, assim, os danos em ambos os locais foram se agravando.

No mês passado, a reportagem do "Diário 2"esteve no Masm. O cenário era desolador. Dezenas de goteiras mantinham o local constantemente molhado, o piso empenado e o ar com cheiro de mofo. Além disso, a fiação úmida impedia o uso do desumidificador, o que fez com que o acervo fosse transferido para o anexo, que, apesar de não apresentar as condições museológicas estava seco.

O final feliz da tomada de preços para a reforma do piso alimenta a esperança de que essas cenas possam, em breve, ficar no passado.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 17 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPM é condenado por morte de sem-terra durante desocupação de fazenda https://t.co/QwCdE7ezF7 https://t.co/mCqxKFUTEHhá 18 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros