A história em quadrinhos 'Contos do Cão Negro' será lançada nesta terça em Santa Maria - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Sobre gaélicos, vikings e HQs11/04/2016 | 06h01

A história em quadrinhos 'Contos do Cão Negro' será lançada nesta terça em Santa Maria

A obra foi escrita e ilustrada pelos porto-alegrenses Cezar Alcázar e Fred Rubim

A história em quadrinhos 'Contos do Cão Negro' será lançada nesta terça em Santa Maria Fred Rubim/Reprodução
Foto: Fred Rubim / Reprodução

A história está ambientada na Irlanda no século 11. Anrath, conhecido como Cão Negro, nasceu gaélico – de origem celta – mas foi criado pelos vikings. Um homem atormentado, renegado e condenado a vagar entre duas culturas sem pertencer a nenhuma. Em resumo, essa é a história do personagem principal da graphic novel Contos do Cão Negro – Volume 1, que será lançada nesta terça-feira, a partir das 20h, na Terra X Comics.

A obra foi escrita e ilustrada pelos porto-alegrenses Cezar Alcázar, que também é tradutor e editor, e Fred Rubim, formado em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A parceria surgiu ano passado, depois que um amigo em comum soube que Alcázar precisava de alguém que desenhasse, e Rubim procurava um roteirista. Acertada a história, começou a produção, que durou cerca de seis meses.

– O personagem surgiu em uma época em que eu estava lendo o Ciclo Celta, do Robert E. Howard. Na mesma época, também li histórias de tema similar, mas com abordagens distintas. São autores completamente diferentes, mas que gostavam das mitologias celtas e nórdicas, e isso é algo que me fascina bastante. Foi aí que eu tive a ideia de explorar esse período histórico e essas culturas – conta o escritor.

O livro foi lançado, primeiro, na internet, ainda no ano passado. A cada semana, uma página da história em quadrinhos era colocada no site dos caras. E a ideia despretensiosa deu certo: a Editora Avec conheceu a obra e quis publicá-la. Depois de compilada em 64 páginas, chega a hora de levar ao público a versão impressa e encapada da saga que narra a trajetória de Anrath.

– Nosso processo de criação foi à distância. Quando recebi o roteiro do Cezar, fui fazendo uma interpretação, página por página, e comecei a esboçar. Depois, mandava para que ele visse e me dissesse o que havia achado, conversávamos, então, eu finalizava e adicionava a cor – conta Rubim sobre o processo de criação do livro.

Apesar de a história ser fechada – com início, meio e fim –, a ideia foi deixar uma ponta solta para que possa rolar um segundo volume, que ainda não foi produzido. Para o momento, o grande objetivo é que o público conheça a história do Cão Negro. No lançamento aqui na cidade, o autor e o ilustrador conversarão com o pessoal que estará presente na loja. Também haverá sorteio de brindes durante o evento.

Leitura inspiradora

Para Alcázar, tornar-se um escritor foi algo natural. Filho de uma professora de história e bibliotecária, o autor teve uma infância cercada por livros. A leitura virou um hábito, principalmente, quando as obras eram de aventura. O contato com o universo da ficção inspirou o tradutor e editor a escrever as próprias histórias. Apesar de os trabalhos de tradução serem os que dão maior retorno financeiro, criar outros universos dá a ele aquilo que mais importa: satisfação.

“Contos do Cão Negro”
Onde: Terra X Comics (Venâncio Aires 1640, sala 2)
Quando: terça-feira, às 20h
Quanto: R$ 30

DIÁRIO DE SANTA MARIA

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMPrefeitura continua limpeza em Santa Maria neste sábado https://t.co/XIu3WfAJZ7 https://t.co/LIcdfBKvcZhá 14 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: motorista filma destruição ao longo da BR-287 https://t.co/qtykUbSLh9 https://t.co/UX5vvRv7mqhá 14 horas Retweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros