A Feira do Livro terá novidades. Descubra algumas - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Zoom22/04/2016 | 06h10Atualizada em 22/04/2016 | 06h10

A Feira do Livro terá novidades. Descubra algumas

Palco mais aconchegante para o Livro Livre e área de alimentação unificada estão entre as experiências desta edição

A tradicional festa literária de Santa Maria começa neste sábado, na Praça Saldanha Marinho. A solenidade de abertura – com a presença do patrono, Eros Grau, o professor homenageado Mario Bonotto Rodrigues, e familiares da homenageada póstuma, Ruth Larré – está marcada para as 10h. 

Foto: Germano Rorato / Agencia RBS

Na quinta-feira à tarde, depois de uma trégua da chuva, nossa equipe pode acompanhar os preparativos de livreiros e organizadores que fazem essa festa acontecer. E quem comparecer nos próximos 16 dias do evento vai notar algumas novidades na organização e infraestrutura da feira. 

Entre elas, os horários das atividades do Espaço Infantil. Os espetáculos teatrais serão apresentados mais cedo, às 14h30min, já que, em alguns dias, o tradicional horário das 16h será reservado para apresentações escolares.E o bate-papo com os autores convidados para a faixa Livro Livre promete ser mais aconchegante: um segundo palco, mais baixo e próximo na plateia, será montado na intenção de aproximar a atração da comunidade.

Outra novidade será uma espécie de lounge, montado pela CVI Refrigerantes. O local vai disponibilizar geladeirotecas com livros, além de torre com wi-fi e tomadas para carregar aparelhos de celular, o que promete ser um convite para o povo que não consegue se desconectar.

Espetáculo Saracoteio, do Teatro Vagamundo Foto: Atílio Alencar / Divulgação

Mas uma das maiores mudanças trazidas pela Feira do Livro neste ano será na Praça de Alimentação. Ela continua existindo, mas terá um restaurante apenas. A promessa da comissão organizadores é que a variedade de produtos se mantenha idêntica a dos anos anteriores, já que o dono do local vai comprar os produtos dos antigos expositores para vender. 

– Resolvemos unificar o espaço porque ele era muito pequeno. Havia muitas bancas e pouco espaço para as mesas, e queríamos ter esse espaço de convivência, onde as pessoas pudessem permanecer. Assim, resolvemos experimentar esse modelo – explica a professora Cristina Jobim Hollerbach, integrante da comissão organizadora.

A Feira do Livro é uma realização da prefeitura, Câmara do Livro, Cesma, UFSM, Centro Universitário Franciscano e 8ª Coordenadoria Regional de Educação, com apoio do Sesi. O evento tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC-SM), patrocínio de Eny Calçados e Fundação Eny.


NÚMEROS DA FEIRA

16 dias de evento

– 37 bancas de vendas de livros

– Mais de 130 lançamentos literários

– Presença de mais de 300 escritores

TODOS OS DIAS

A feira vai de 23 de abril à 8 de maio, abrindo de domingo à segunda, das 13h às 21h. Aos sábados, das 10h às 21h. Confira a programação diária

– 13h – Abertura da feira (aos sábados, será às 10h)

– 14h às 17h – Programação infantil: lançamentos de livros, apresentações das escolas, espetáculos teatrais e contação de histórias

– 17h – Lançamentos de livros adultos

– 19h – Livro Livre 

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: Conheça Feijão e Amendoim, os famosos cães comunitários do Parque Itaimbé https://t.co/qOnoVahc6s #meupetépop https://t.co/jCPttn6kzFhá 7 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMRT @pedrohpavan: Anderson Daronco é escalado para penúltima rodada das Eliminatórias da Copa: https://t.co/D2cKKOzHFg @diariosm https://t.c…há 1 diaRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros