Ingredientes bem brasileiros são dica para decorar a mesa natalina - Cultura e Lazer - Diário

Versão mobile

Festas de fim de ano19/12/2015 | 08h32

Ingredientes bem brasileiros são dica para decorar a mesa natalina

Inspiração tropical garante clima alegre e descontraído para a ceia

Ingredientes bem brasileiros são dica para decorar a mesa natalina Jean Pimentel/Agencia RBS
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

No Brasil, ao contrário dos países do hemisfério Norte, o Natal é celebrado durante o verão. Apesar disso, a decoração das casas e da mesa da ceia costuma trazer bonecos e pinheiros cobertos de neve, Papais Noéis vestidos de veludo, além da tradicional dupla vermelho-verde.

Para fugir desse cenário, que nada tem a ver com o clima e a cultura locais, o artista visual Luciano Santos criou uma mesa natalina tropical, bem fácil de executar e que aproveita itens simples que qualquer pessoa tem em casa.

O primeiro passo, conforme Santos, é escolher a toalha. Aqui, ele usou alguns metros de chita, aquele tecido bem rústico e barato, mas que tem a cara do Brasil. Definida a cor, ele separou vidros de diferentes formas e cores (de azeite de oliva, aceto balsâmico, conservas, vinho e espumante). Decorados com tinta spray dourada, renda ou mesmo sem nenhum adorno, os vidros viraram castiçais. Ao colocar água e velas flutuantes dentro das peças maiores, o artista também produziu delicadas lanternas.

— Escola velas de tamanhos e formatos bem variados. Não é preciso comprar as mais caras, já que a mistura de estilos é que vai deixar a composição bonita — aconselha Santos.

A mesa proposta por Santos serve como apoio do bufê. Assim, distribua a louça (prefira a branca e, se quiser, de formatos variados, como na proposta do artista), taças, talheres e os guardanapos. Para completar, agregue objetos que remetam ao nascimento de Jesus, como anjos ou uma manjedoura barroca.

Como a chita já tem estampa floral, Santos não usou flores. Em vez delas, elegeu plantas como a espada-de-são-jorge e o alecrim, que ganharam o complemento de limões e maçãs. Além dessas, você pode usar ainda folhas de costela-de-adão ou ramos de louro, que são facilmente achados em feiras.

— O calor faz as flores murcharem, o que não acontece com as ervas. Elas vão durar bastante e podem até ser usadas na mesa para o Réveillon — destaca.

Aproveite que faltam alguns dias para as festas e use sua criatividade para tornar a reunião em família muito mais bonita e original. Mãos à obra!

 

Siga Diário SM no Twitter

  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMVÍDEO: entre saltos e rodopios, patinadores encantam a plateia https://t.co/h4TUokBhl5 https://t.co/IQy0pT1n3Whá 15 horas Retweet
  • diariosm

    diariosm

    DiárioSMCorpo de funcionário de universidade é encontrado em Santiago https://t.co/PkdN7kyyHK https://t.co/8kfjRZ9Qknhá 2 diasRetweet

Veja também

Diário de Santa Maria
Busca
clicRBS
Nova busca - outros